Pacto de preços dignos

mercadillo-7257971

Umha vez ao ano reunimo-nos produtoras e consumidoras e acordamos uns preços mínimos para os produtos do SPG. Isto evita a competência agressiva entre produtores e facilita que a produçom agroecológica permita uns ingressos suficientes para umha vida digna.

Os preços pactuam-se depois de um debate aberto no que os produtores explicam os custos e os trabalhos que comporta cada alimento, enquanto os consumidores e comerciantes dam a sua opiniom sobre cada um dos preços.

O pacto fixa preços mínimos, nom preços habituais. Entende-se que os produtos devem vender-se mais caros por norma geral, e acordam-se estes preços como linhas que nom se devem ultrapassar quando algum membro quer baixar os seus preços para vender excedentes. Em caso de ficar com excedentes mesmo depois de admitir polos seus produtos o preço mínimo, o SPG promove a venda (com desconto ou sem ele) ou troco a outros produtores que tenham escassez desse produto, para que o vendam eles às suas clientas.

Nengum produtor pode vender a sua colheita por menos dinheiro, e nengum grupo de consumo ou comércio podem aceitar preços inferiores.

Consulta a Tabela de Preços Mínimos vigente na Biblioteca, neste enlace.